sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva

O Portefólio “Outra forma de avaliar”

“(…) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.”
Paulo Freire

Deixo ficar um link dum texto bastante esclarecedor quanto aos objectivos e ao porquê do PRA.
Recomenda-se uma leitura atenta:

Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva

Certamente chegou à conclusão que:


1.º
Um Portefólio nos Cursos NS é
...um conjunto de documentos (fotografias, trabalhos de pesquisa, textos escritos, desenhos, …), reunidos num dossier ou CD, acompanhados de uma reflexão do Formando e organizados tendo em conta os objectivos que se pretende atingir/desenvolver. Nos cursos de carácter técnico é necessário a colocação em prática das aprendizagens efectuadas.
2.º
ESTRUTURA DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
((SUGESTÃO)

- Autobiografia do Formando, como fio condutor do Portefólio
- Trabalhos, actividades, documentos, já avaliados pelo Formador (mesmo quando reformulados)
- Reflexão de cada Trabalho, actividade e documento incluídos no Portefólio e razões da sua inclusão
- Cada Reflexão tem ligação à Autobiografia dada a especificidade desta como fio condutor
- Reflexão final de cada Módulo


Deve, assim, utilizar o documento de Reflexão Critica apresentado
aqui.

3.º
As várias fases:

-Organização e planeamento
-Aprendizagem e Recolha de elementos
- Desenvolvimento e concretização dos Conteúdos
- Reflexão
- Apresentação nas sessões de PRA

4.º
Objectivos

- Elevar a auto-estima do Formando;
- Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do Formando;
- Assumir o Formando um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem;
- Exercitar a capacidade reflexiva do Formando;
- Observar a capacidade de organização do Formando;
- Compreender e conhecer melhor o Formando na sua genialidade;
- Colocação em prática, dos conhecimentos adquiridos
- Acompanhar a evolução dos Formandos.


5.º
INDICADORES QUE AUXILIAM NO MOMENTO DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO (SUGESTÃO)

-Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.
-Representatividade dos trabalhos seleccionados, como evidência de aprendizagens significativas.
-Coerência entre os trabalhos e a reflexão sobre as aprendizagens feitas.
-Qualidade das reflexões – nível de problematização e profundidade .
- Adequação às competências definidas nos referenciais de formação.
6.º
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS

-Apresentação, criatividade, originalidade, autonomia, responsabilidade
-Organização: estruturação, sequencialidade
-Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida
- Adequada justificação/fundamentação dos Trabalhos, Actividades e Documentos incluídos

Para qualquer dúvida ou esclarecimento poderão utilizar ou as sessões presenciais ou postarem neste blog

Sem comentários:

Enviar um comentário