“(…) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.”
Paulo Freire
Deixo ficar um link dum texto bastante esclarecedor quanto aos objectivos e ao porquê do PRA.
Recomenda-se uma leitura atenta:
Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva
Certamente chegou à conclusão que:
1.º
Um Portefólio nos Cursos NS é
...um conjunto de documentos (fotografias, trabalhos de pesquisa, textos escritos, desenhos, …), reunidos num dossier ou CD, acompanhados de uma reflexão do Formando e organizados tendo em conta os objectivos que se pretende atingir/desenvolver. Nos cursos de carácter técnico é necessário a colocação em prática das aprendizagens efectuadas.
...um conjunto de documentos (fotografias, trabalhos de pesquisa, textos escritos, desenhos, …), reunidos num dossier ou CD, acompanhados de uma reflexão do Formando e organizados tendo em conta os objectivos que se pretende atingir/desenvolver. Nos cursos de carácter técnico é necessário a colocação em prática das aprendizagens efectuadas.
2.º
ESTRUTURA DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
((SUGESTÃO)
- Autobiografia do Formando, como fio condutor do Portefólio
- Trabalhos, actividades, documentos, já avaliados pelo Formador (mesmo quando reformulados)
- Reflexão de cada Trabalho, actividade e documento incluídos no Portefólio e razões da sua inclusão
- Cada Reflexão tem ligação à Autobiografia dada a especificidade desta como fio condutor
- Reflexão final de cada Módulo
Deve, assim, utilizar o documento de Reflexão Critica apresentado aqui.
3.º
As várias fases:
-Organização e planeamento
-Aprendizagem e Recolha de elementos
- Desenvolvimento e concretização dos Conteúdos
- Reflexão
- Apresentação nas sessões de PRA
4.º
Objectivos
- Elevar a auto-estima do Formando;
- Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do Formando;
- Assumir o Formando um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem;
- Exercitar a capacidade reflexiva do Formando;
- Observar a capacidade de organização do Formando;
- Compreender e conhecer melhor o Formando na sua genialidade;
- Colocação em prática, dos conhecimentos adquiridos
- Acompanhar a evolução dos Formandos.
5.º
INDICADORES QUE AUXILIAM NO MOMENTO DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO (SUGESTÃO)
-Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.
-Representatividade dos trabalhos seleccionados, como evidência de aprendizagens significativas.
-Coerência entre os trabalhos e a reflexão sobre as aprendizagens feitas.
-Qualidade das reflexões – nível de problematização e profundidade .
- Adequação às competências definidas nos referenciais de formação.
6.º
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS
-Apresentação, criatividade, originalidade, autonomia, responsabilidade
-Organização: estruturação, sequencialidade
-Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida
- Adequada justificação/fundamentação dos Trabalhos, Actividades e Documentos incluídos
Para qualquer dúvida ou esclarecimento poderão utilizar ou as sessões presenciais ou postarem neste blog
Sem comentários:
Enviar um comentário