sábado, 5 de dezembro de 2009

Proposta de actividade CP NG 7 DR1


Competência e domínios de complexidade

Calibrar a iniciativa argumentativa própria com o acolhimento de pontos de vista divergentes.

Sou capaz de identificar a necessidade de reflexão crítica face a pontos de vista diferenciados?
Sou capaz de reconhecer talentos internos de abertura e receptividade a outros pontos de vista?
Sou capaz de explorar situações de interacção argumentativa?


Argumentar é apresentar razões para sustentar uma opinião. Justificar. Convencer alguém de que temos razão e que a ponte entre nós e o outro se faz com inteligência e liberdade. Argumentar é a arte de convencer e persuadir. ( Persuadir+Argumentar=Convencer)
Consultando a Wikipédia vemos que argumentação tem como objectivo levar um indivíduo ou grupo a aderir a determinada tese (defendida pelo argumentador, por motivo de familiarização ou até mesmo por próprio capricho).
Algumas pessoas pensam que argumentar é apenas expor os seus preconceitos de uma forma nova. É por isso que muita gente considera que argumentar é desagradável e inútil confundindo argumentar com discutir. Dizemos, por vezes, que discutir é uma espécie de luta verbal. Contudo, argumentar não é nada disso.“Argumentar” quer dizer oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Argumentar não é apenas a afirmação de um determinado ponto de vista nem uma discussão. Os argumentos são tentativas de sustentar certos pontos de vista com razões. Neste sentido, os argumentos não são inúteis; na verdade, são essenciais.Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque constituem uma forma de tentarmos descobrir quais os melhores pontos de vista. Nem todos os pontos de vista dão iguais. Algumas conclusões podem ser defendidas com boas razões e outras com razões menos boas. No entanto, na maioria das vezes não sabemos quais são as melhores conclusões. Precisamos, por isso, de apresentar argumentos para sustentar diferentes conclusões e depois avaliar tais argumentos para ver se são realmente bons.Neste sentido, um argumento é uma forma de investigação.Os argumentos também são essenciais por outra razão. Uma vez chegados a uma conclusão baseada em boas razões, os argumentos são a forma pela qual a explicamos e defendemos. Um bom argumento não se limita a repetir as conclusões. Em vez disso, oferece razões e dados suficientes para que as outras pessoas possam formar a sua própria opinião. Se o leitor ficar convencido de que devemos mudar a forma como criamos e usamos os animais, por exemplo, terá de usar argumentos para explicar como chegou a essa conclusão: é assim que convencerá as outras pessoas. Ofereça as razões e os dados que o convenceram a si. Ter razões fortes não é um erro. O erro é não ter mais nada.
Por conseguinte, 0 texto argumentativo deve possuir uma clareza na transmissão de idéias (concisão), podendo tratar de temas, situações ou assuntos variados. É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixa a idéia clara, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos que exemplifique uma confiabilidade e persuasão. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça. Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a idéia-chave da opinião.
A dimensão discursiva do trabalho filosófico, avalia os argumentos e verifica se esses argumentos são bons tendo em conta o que defendemos ou contestamos.
Proposta de Trabalho: Tendo em consideração o esquema argumentativo que acabamos de enunciar, desoculte algumas experiência de vida em que teve de defender uma determinada posição com alguém. Em primeiro lugar, evidencie a sua tese em contraposição com a antítese do seu interlocutor; depois, desenvolva os seus argumentos, tendo em consideração os argumentos contrários; finalmente, elucide os pontos em que está disposto a ceder ante a veracidade dos argumentos do seu interlocutor.
Esquema argumentativo:
Questões:
.....→ Clonagem?
.....→ Legalização da eutanásia?
.....→ Educação sexual nas escolas?
.....→ Pena de Morte?
Tese (Sim)
.....→
.....→ Argumentos
.....→

Antítese (Não)
.....→
.....→ Contra-argumentos
.....→

Síntese (sim/não, mas...)

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