quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Poder da Informação

Qual a definição de Informação?

O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo. Quando fazemos uma pergunta, estamos a pedir informação. Quando vemos televisão ou um filme, estamos a absorver informação. Ao ler um jornal, uma revista aos quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos a lidar com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos a transmir informação. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação a toda a hora. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos descrever, em palavras, o que é informaçào.

Os dicionários definem informação como o acto de informar. sob essa visão, a informação é vista como "algo" advindo de uma acção, advindo do verbo informar. Entretanto, não é feita uma descrição desse algo que advém do acto de informar; não se faz um descrição das características desse objecto, desse algo, sobre o qual a acção de informar age.
Vê agora os seguintes vídeos:




Tenta agora descobrir, em grupo, a resposta à seguinte questão:

Qual a importância da informação para as empresas?
Relaciona economia com informação

10 comentários:

  1. A informação para as empresas, permite que estas se preparem para situações que possam ocorrer, boas ou más, e permite-lhes dar os passos ou não conforme essa informação.

    Maria José, Marta, Macedo, La-Salete

    ResponderEliminar
  2. De acordo com Turban; MacLean; Wetherbe (2004), o sistema de informação recolhe e processa, armazena, analisa e dissemina informações com um determinado objectivo dentro de um contexto e como qualquer outro sistema inclui inputs (dados, instruções) e outputs (relatórios, cálculos).
    O sistema opera dentro de um ambiente, não necessariamente computadorizado, mesmo que actualmente a maioria os seja, processa os inputs, que são enviados para o usuário ou para outros sistemas.
    Para o perfeito entendimento do sistema de informações operando com objectivos pré-definidos, é necessário compreender que as informações surgem a partir de dados organizados e processados de forma a proporcionar valor às actividades da empresa e permitindo aos gestores tomar decisões e realizar seu trabalho. O sistema de informações, se bem projectado, permite ainda aos seus usuários gerar conhecimento.

    Brigitte, Carla e Carmo

    ResponderEliminar
  3. Economicamente somos influenciados pela informação. Ela serve-nos para melhor orientação dos negócios. Analisar se a compra de informação será rentável face aos custos, e se a informação for restrita mais rentável se torna.

    Maria José, Macedo, Marta e Lá Salete

    ResponderEliminar
  4. A informação é uma fonte preciosa de rendimento dentro de uma organização.
    O conhecimento favorece uma gestão positiva num mundo competitivo.
    Hoje em dia a informação tornou-se um bem vital para a sobreviência de uma organizaçao.

    Grupo: César; Elsa; Fátima e Goretti

    ResponderEliminar
  5. Qual a importância da informação para as empresas?
    Uma empresa é um grande sistema de informação. Possuindo um conjunto de partes que integram entre si, para alcançar um objectivo predefinido. Os sistemas de informação de uma empresa são todos os sistemas que produzem ou geram informações, que são dados que auxiliam na tomada de decisão da empresa. Actualmente todas empresas estão preocupadas com a competitividade, ainda mais com a globalização, logo, todos os seus esforços tem que estar voltados para as actividades de Planeamento Estratégico, e Sistemas de Informação.

    Cris, Marco, Barbosa

    ResponderEliminar
  6. De acordo com a economia é necessário que a informação seja filtrada, isto é, apesar da informação ser a base do sucesso para as empresas, é necessário saber utilizá-la de forma a ser rentável, uma vez que a informação implica investimento nem toda ela justifica os resultados pretendidos. É necessário não esquecer que o objectivo principal de uma empesa é o lucro.

    Brigitte, Carla e Carmo

    ResponderEliminar
  7. A economia gira conforme a informação perante os dados que obtemos, saber como e onde investir para saber como podemos usar essa informação, pois quanta mais informação tivermos só nossa, mais lucro obtemos no mercado financeiro.
    Neste caso a informação torna-se uma ferramenta para vital, para ter sucesso.

    Grupo: César; Elsa; Fátima e Gorreti

    ResponderEliminar
  8. Mas temos de pensar em encontrar essas informações fora da empresa. Se procurarmos a informação dentro ficamos desactualizados em relação ao mundo da informação que nos rodeia.

    Maria José, Marta, Macedo e La-Salete

    ResponderEliminar
  9. Antes demais quero dar-vos os parabéns pela participação!!!
    Gostaria de vos dizer que os comentários alcançaram os objectivos principais das questões.
    Todos reconheceram que a informação é “…uma fonte preciosa de rendimento dentro de uma organização.” e que: “uma empresa é um grande sistema de informação”, ao mesmo tempo que “é necessário compreender que as informações surgem a partir de dados organizados e processados de forma a proporcionar valor às actividades da empresa e permitindo aos gestores tomar decisões e realizar seu trabalho”, sendo necessário saber utilizar a informação “de forma a ser rentável, uma vez que a informação implica investimento e nem toda ela justifica os resultados pretendidos. É necessário não esquecer que o objectivo principal de uma empresa é o lucro”, o que significa que torna-se pertinente analisar o custo-benefício de qualquer sistema de informação.
    Gostaria agora, que nos mesmos grupos de trabalho, tentassem realizar uma pesquisa subordinada ao tema:
    - Quais os aspectos organizacionais determinantes para a constituição de um centro informático.
    Os resultados da pesquisa deverão ser organizados e apresentados à turma.

    ResponderEliminar
  10. Relaciona economia com informação
    A Economia da Informação é um campo de estudos interdisciplinar entre a Economia, a Ciência da informação e a Comunicação que trata da informação como mercadoria e bem de produção necessária às actividades económicas no sistema capitalista pós-industrial.
    cris,Marco,Barbosa

    ResponderEliminar