segunda-feira, 25 de maio de 2009
Aula 6 - Como fazer um blog? Inserir video do youtube
Depois de visualizar esta sequência de vídeos, gostaria que criasse um documento de reflexão, que poderá integrar o seu Portefólio de aprendizagem. O documento reflexivo deverá ser feito atendendo aos seguintes pontos:
- Quais as actividades e os tópicos envolvidos?
- De que modo é que a tarefa o ajudou a aprender?
- O que aprendeu com esta tarefa?
- Como é que aquilo que aprendeu pode ser utilizado como uma estratégia de e-marketing?
Depois de elaborado, deverá utilizar a àrea de comentários deste post e enviar o seu trabalho.
Bom trabalho!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Após a visualização das ferramentas Google, deixo aqui uma pequena analise sumatica à matéria. no que respeita ao picasa vimos que se trata de uma ferramenta que nos permite fazer optimização, reconstrução, colagens e manipulação de fotos e vídeo, através das várias ferramentas que o compõem. A sua utilização é de fácil usabilidade, o que ao juntarmos ao facto de estes ser grátis, torna-o numa ferramenta bastante interessante.
ResponderEliminarRelativamente ao Google Doc’s, esta sim possui um potencial alargado para quem necessita de guardar ficheiros em segurança e com a possibilidade de o partilhar unicamente para visualização ou permitir que este seja alterado e melhorado por outros utilizadores com que o partilhamos. Isto possibilita uma maior optimização do nosso trabalho de grupo, pesquisa etc… sem termos de andar constantemente a reenviar as alterações que lhe efectuamos, pois este está alojado num servidor seguro, ao alcance de quem permitirmos e economizando no tempo despendido e na compra de memorias flash (memory cards, pen’s etc.)
Na sequência desta abordagem as ferramentas Google vimos também como se processava e geria um blogue e suas ferramentas. Neste sentido podemos concluir que se trata acima de tudo da possibilidade de termos uma página na Web a qual podemos utilizar para falarmos sobre as coisas que mais nos interessam livremente. O modo de criação deste é extremamente fácil, estando assim ao alcance de qualquer utilizador básico da internet, pese embora seja necessário tomar em conta algumas características que permitem um acesso regular de internautas que pode ser conseguido mediante algumas formas estratégicas como os conteúdos e cores utilizadas.
Para além destas características, os blogues permitem ainda a possibilidade de se tornarem numa fonte de rendimento para o seu gestor. É ai que entra os adsenses, anúncios publicitários que podemos fixar no nosso site em troca de recompensas monetárias que são pagas por cada click que um determinado visitante efectuar na nossa página. Esta é sem duvida uma excelente forma de negocio tanto para nós como para a Google, pois este não necessitamos despender tempo nem dinheiro para aderir sendo que também esta disponível para todos os utilizadores.
Esta forma de negócio apesar de aparentemente simples possui muita estratégia por detrás, de forma a potencializar a sua visualização e os clicks neles feitos. Estas estratégias vão desde o posicionamento dos banners, rectângulos ou cabeçalhos passando pelas cores utilizadas e terminando na filtragem dos anunciantes e segmentação.
Em suma o Google assume-se como uma ferramenta extremamente útil e capaz de incutir conforto e comodidade ao mesmo tempo que somos financeiramente retribuídos.
Google/ Gmail/Docs/Picassa/Blogues/ADsenses
ResponderEliminarEsta aprendizagem foi uma continuação realizada até aqui, embora de um ponto de vista mais prático.
Pude aprender a usar novas ferramentas de trabalho como o Google docs. Esta ferramenta permite partilhar ficheiros de modo a que outras pessoas tenham acesso a eles apenas como visualizadores ou mesmo como utilizadores. É possível ainda transferir ficheiros directamente para a Web e para um blogue. Para o utilizador desta ferramenta é muito útil já que funciona como uma espécie de pen, permitindo-nos aceder em qualquer computador com internet.
Aprendi a utilizar o Gmail e as funcionalidades que este nos permite tais como compilar uma agenda com aviso prévio no mail, utilizar o chat, entre outros.
Posteriormente aprendi a usar o Sofware picasa, que é um programa que nos permite compilar vídeos, fotos, fazendo as modificações que entendermos.
Aprendi a conceber um blogue, a editar os vários elementos que compõe um blog, elementos de página, edição de mensagens, disponibilizar vídeos a partir do youtube, fotos, inserir e formatar a publicidade do adsenses, escolher modelos de blog (template blog), enfim aprendi a fazer um blog nos diversos aspectos que fazem parte desta ferramenta em constante desenvolvimento.
Directamente ligado ao curso de Marketing, pude aprender como optimizar a publicidade do adsenses no nosso blog, e como funciona o processo que leva os anúncios a aparecer nas páginas Web.
Os formatos, as cores, os tamanhos, a localização, a quantidade, visibilidade, a filtragem de anúncios, são todos aspectos que influenciam os anúncios e consequentemente os utilizadores da página a clicar ou não nessa publicidade.
O processo da adsenses é bastante simples, é efectuado um leilão em que cada anunciante escolhe o CPC (cost per click) máximo a pagar por cada click, depois é através desse CPC que o seu anúncio é “rankeado” de modo aparecer ou não na Web. Claro que o anunciante aqui poderá escolher o tipo de sites que quer que o seu anúncio apareça, a localização da publicidade, entre outros. Este factor é muito importante para os anunciadores, já que faz com que os conteúdos do seu site sejam mesmo muito importantes a este nível, por vezes é isso que determina se a publicidade aparece ou não num determinado site.
Google Docs, Picasa, Google Adsense, Blogue
ResponderEliminarNesta UFDC, tivemos algumas demonstrações do que algumas das ferramentas do google nos permitem fazer, nomeadamente o google docs, picasa, adsense e blogue.
No que concerne ao google docs, vimos que este pode ser utilizado para várias funções, entre elas podemos guardar ficheiros em segurança, bem como partilhar um documento com várias pessoas para que estas o consigam visualizar e se o utilizador assim entender pode até enviá-lo de forma a que as pessoas o possam modificar, o que nos permite um trabalho colaborativo, e que pode ser visualizado por todos os outros utilizadores em tempo real, fazendo este a função de uma pen.
Quanto ao picasa, vimos que este nos permite alterar fotos, fazer colagens com várias fotos em simultâneo e colocá-las como entendermos. Permite-nos ainda a realização de vídeos onde podemos também utilizar fotos e colocar textos sobrepostos a estas. É uma ferramenta bastante útil que aliada ao facto de ser grátis se torna mais apetecível aos olhos dos utilizadores.
Vimos também como se construía um blogue, as suas principais funções e a sua utilidade. Posto isto, podemos dizer que o blogue funciona como uma página de internet acessível a qualquer pessoa que esteja interessada em construir uma página onde pode abordar qualquer tema livremente, dando a sua opinião e com a vertente de colocar essa página ao dispor de todas as pessoas para que estas também possam fazer os seus comentários. Permite-nos ainda colocar vídeos, fotos, etiquetas, etc. Na sequência da elaboração desta página o utilizador pode ainda rentabilizá-la em seu próprio proveito, contando para isso com a ajuda do google adsense. Como? É simples, para isso basta colocarmos na nossa página anúncios publicitários, e quando um utilizador visita a nosso blogue, se tiver alguma publicidade que lhe interesse e ele clicar em cima da mesma, o utilizador da página ganha com isso.
Concluindo, podemos constatar que todas estas ferramentas conferem uma utilidade quase imprescindível para o e-marketing, pois permite-nos trabalhar em equipa em tempo real, saber a opinião dos outros utilizadores sobre determinado tema e aliado ao facto de que são ferramentas totalmente gratuitas conseguimos reduzir custos. Verificamos ainda que são ferramentas de fácil manuseamento mesmo até para quem não tenha grandes conhecimentos informáticos.
Raquel Braga
Nesta actividade abordamos algumas ferramentas do Google, sendo elas o Docs, Picasa, Blog e Google AdSense.
ResponderEliminarÀ excepção do Blog nunca tinha trabalhado com nenhuma das outras ferramentas abordadas.
No que respeita ao Google Docs, podemos criar e partilhar trabalhos on-line, as pessoas podem ter acesso aos nossos trabalhos, sempre que permitirmos. Podendo interagir com o mesmo fazendo alguma alteração.
Podemos criar, editar e importar documentos, folhas de cálculo, apresentações já existentes ou criar novas apresentações.
Podemos armazenar os nossos documentos de forma segura no Google Docs e aceder a eles em qualquer lugar, a partir do momento que tenhamos acesso á Internet.
Além disto tudo podemos convidar pessoas para aceder aos nossos documentos e efectuar alterações em tempo real e em simultâneo.
O Picasa é um software que localiza todas as imagens existentes no nosso computador, que nos permite trabalhar as fotos ao nosso gosto.
O Picasa é uma ferramenta que permite a reconstrução, colagem e modificação de fotos e vídeo, através das sub ferramentas existentes no programa. Além disso é um programa grátis e de fácil utilização.
Os Blogs permitem-nos ter uma página na Internet, sobre temas do nosso interesse podendo partilhá-los com outras pessoas, dando-lhes também a possibilidade de interagirem com a nossa página.
Os Blog podem ser também uma fonte de rendimento, para o seu utilizador, dependentemente do seu objectivo. A criação do Blog é extremamente fácil, mas devemos ter em atenção algumas características para uma boa gestão do mesmo, entre elas as cores usadas no Blog, o seu formato e conteúdos.
Como disse anteriormente o Blog pode ser uma fonte de rendimento e para isso existe o Google AdSense, que é um serviço publicitário oferecido pela Google, onde os utilizadores dos Blogs podem exibir anúncios de texto, imagem e vídeo.
Estes anúncios tornam-se lucrativos, baseando-se na quantidade de clics ou visualizações por parte dos visitantes.
Estas ferramentas são indispensáveis no E-marketing, pois além de serem gratuitas, o que nos permite aumentar a nossa rentabilidade sendo muito simples e de fácil manuseamento para quem as utiliza.
Sílvia Machado
No decurso desta UFCD estudamos os temas relacionados com o Docs, Picasa, Blog e AdSense.
ResponderEliminarSão ferramentas do Google, que permitem gerir ficheiros de imagens, documentos, criar blogues e publicitar anúncios. Para além de serem ferramentas com grandes potencialidades são também grátis, fazendo delas um meio muito interessante.
Com o Docs criamos, editamos e carregamos rapidamente os ficheiros. Também permite importar documentos, folhas de cálculo ou apresentações existentes.
Podemos aceder a esta ferramenta em qualquer lugar, bastando para isso a utilização através de um browser. Os documentos armazenados são vistos em modo on-line de uma forma segura e devidamente partilhados.
Para além destas ferramentas ainda podemos partilhar as alterações em tempo real, convidado pessoas para os nossos documentos e efectuar alterações em conjunto e em simultâneo.
O Picasa tem todas as ferramentas necessárias para organizar imagens. Com este programa pode-se transferir as imagens directamente da câmara para o “interface” simplificado do Picasa, organizar e encontrar fotos em segundos, editar, imprimir e compartilhar as imagens com facilidade e também podemos criar apresentações em slides.
Também simplifica a edição avançada de imagens com botões de correcção e efeitos poderosos através de um clique. Além disso, com o Picasa pode enviar imagens por e-mail, criar CDs e até publicar fotos no seu Blog.
Um Blog é uma página Web actualizada frequentemente, composta por parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, ideias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Usar um Blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a Web tudo o que se escreve é visto por quem o visita.
O AdSense exibe anúncios relacionados com o conteúdo do site de quem o publicita, e com isto ganham dinheiro sempre que os visitantes clicam nesses anúncios.
Também indexa automaticamente o conteúdo de páginas e exibe anúncios (podem ser anúncios gráficos e de texto) relevantes para o público e para o conteúdo do site. Na verdade, os anúncios são tão adaptados ao contexto que os leitores vão achá-los úteis.
Por fim, pude constatar que estas ferramentas são muito interessantes e importantes para partilhar entre utilizadores, permitindo uma interacção rápida e pratica na troca de documentos. São ferramentas que alteraram e flexibilizaram a comunicação entre as pessoas à escala global.
Rosa Maria Ferreira (Romy)
Resumo Google: Docs, Picassa, Blogs e Adsense
ResponderEliminarNeste universo que é o Google, tive a oportunidade de conhecer e contactar directamente com algumas das ferramentas que são utilizadas para facilitar, armazenar e optimizar as diversas operações aos utilizadores destes serviços.
Neste contexto, aprendi que o Google Docs é uma área de trabalho, onde o utilizador pode elaborar documentos, folhas de cálculo e apresentações online e guardá-los sem a preocupação de os perder, acedendo a eles sempre que o desejar, desde que tenha internet. Estes trabalhos podem ser individuais ou em grupo pois esta ferramenta permite trabalhar em rede em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso que se introduza os endereços de e-mail das pessoas com quem deseja partilhar os documentos, enviando-lhes um convite. Esta partilha, edição ou visualização de documentos pode ser em tempo real ou não.
Sobre o Picassa aprendi que é uma ferramenta poderosa para trabalhar fotografia e vídeo. Permite-nos eleger as nossas fotografias ou vídeos, criar diversos catálogos personalizados ou pastas onde a imagem e o som se complementam, transferir para outros locais ou aproveitar para outros trabalhos, facilitando muito a vida daqueles que não sabem onde está ou o que têm no próprio computador. Podemos igualmente fazer o tratamento de imagem em qualquer aspecto, cor, tamanho, formato, para que fique do nosso agrado.
Em relação ao Blogue, é mais uma ferramenta do Google considerado parte das redes sociais ou Web 2.0, sendo um local na internet criado por um ou mais indivíduos que tem por base partilhar informação da mais variada ordem. Se for bem elaborado, funciona como uma espécie de diário online, onde os utilizadores autorizados criam os seus “posts”, assumindo assim as suas posições em relação a vários temas específicos. A informação é apresentada de forma cronológica, sendo que os artigos mais recentes são vistos em primeiro lugar e os mais antigos são disponibilizados depois. A maioria dos criadores de blogues autoriza que os seus textos sejam comentados, permitindo esta funcionalidade que quem aceda aos blogues, deixe a sua opinião ou coloque perguntas, produzindo uma interacção entre autores e leitores. Um blogue pode combinar as funcionalidades do texto, vídeo e links para outros blogues ou páginas Web. Os blogues têm ganho cada vez mais adeptos, assumindo até, em alguns casos, uma posição de influência relevante.
Sobre o Adsense, é um serviço que permite aos editores de sites e blogues de todos os tamanhos ou formas, veicular anúncios Google discretos e relevantes nas páginas de conteúdo dos sites ou blogues e ainda ganhar dinheiro.
Com esta ferramenta, podemos filtrar os anúncios que queremos, colocá-los em locais na página que lhe agreguem valor ou simplesmente escolher o seu formato e cor, para que o site ou blogue suba através da sua estrutura possa subir no ranking, e aparecer na frente da pesquisa dos resultados orgânicos. Este relaciona automaticamente o conteúdo do site ou blogue e exibe anúncios relevantes para o público-alvo e para o site ou blogue.
António Pastor
Rosa Maria Ferreira da Cunha
ResponderEliminarDocs, Picasa, Blogger e AdSense
Google Docs, Picasa, Blogger e AdSense são ferramentas que a Google disponibiliza de forma gratuita. Todos os trabalhos desenvolvidos em torno destas ferramentas, tiveram como principal objectivo, a exploração das suas funcionalidades e de que forma as podemos aproveitar e rentabilizar como futuros Marketeers.
Google Docs – é um conjunto de Softwares online integrado no Gmail, que facilita o dia-a-dia dos utilizadores, pois oferece interactividade e confere agilidade. É uma ferramenta muito fácil de aceder e de utilizar. Apesar de não ter comparação com os recursos do Office, dá para fazer o básico de quase tudo e é de graça, permitindo:
Realizar tarefas de escrita partilhada com eficácia (escrever textos colectivamente, dentro de um grupo autorizado, e deixar comentários…);
O armazenamento dos documentos mais importantes;
Os documentos e as informações, não ocupam nenhum espaço no disco do computador;
Pode-se aceder aos documentos em qualquer lugar, desde que se tenha computador e Internet;
Interacção entre outras ferramentas do Google, com por exemplo: Blogger, Picasa…
Google Picasa – é um programa simples, intuitivo, gratuito e seguro para organizar e compartilhar as imagens que temos no computador e ainda nos permite:
Fazer montagens;
Recortar ou redimensionar as fotos;
Organizar as fotos por data ou nomes;
Adicionar efeitos com legendas e molduras;
Corrigir defeitos nas imagens e compartilhá-las por e-mail ou imprimir;
Criar slideshows (transformar fotografias em filmes);
Podemos criar CDs para presente e até publicar fotos no Blog…
Ou seja, com o Google Picasa, podemos organizar, editar, criar e partilhar fotografias com a família e o mundo.
Continua...
Continuação
ResponderEliminarGoogle Blogger – é grátis, fácil de criar e de usar, para além de que, pode ser instalado e ficar a funcionar em pouco tempo. Ele permite-nos:
Que moldemos o layout a nosso gosto;
Inserir anúncios publicitários (Google AdSense);
Receber comentários (na mesma página do post);
Integrar documentos (apresentações, fotos, vídeos…) através do Google Docs, Picasa, Youtube, Imagens…
Na verdade, quanto mais se explora o Google Blogger mais se descobre sobre as suas possíveis aplicações. Já a sua utilidade, depende dos objectivos, das expectativas e do conhecimento de quem o cria.
Google AdSense – é um sistema de publicidade do Google que nos permite publicar anúncios e gerir receitas através de um site ou blog e o anúncio é pago por cada clique dado no site ou blog.
Benefícios que traz o AdSense, quando aplicados no nosso site ou blog:
Dá prestígio na Web, porque ao termos anúncios AdSense é o mesmo que considerar que o Google aceitou o nosso site ou blog como apropriado e não como spam;
Vão encaixar perfeitamente no nosso espaço, sem termos grandes preocupações;
Gera receitas, o que não significa que seja muito dinheiro, pois depende do número de visitantes que estejam interessados nos anúncios e os cliquem…
Resumindo, todas estas funcionalidades disponibilizadas pelo Google, poderão revelar-se muito úteis. Relativamente aos sites e blogs, estes poderão ser utilizadas como uma estratégia de e-marketing, se aproveitados como ferramentas para melhorar a comunicação da empresa com os seus clientes, uma vez que proporcionam um poder de comunicação bidireccional e instantânea e oferecem uma sensação de intimidade com a empresa, produto, serviço ou marca. Importa também dizer que, podem ser usados como forma de actualização profissional, ser aproveitados para comunicação de marketing (ex. Relações públicas), para auxiliar na gestão de relacionamento com o cliente (suporte ao cliente, gestão do conhecimento…).
Rosa Maria Ferreira da Cunha
Resumo
ResponderEliminarGoogle Docs, Picasa, Google Adsense, Blog
Nesta UFCD 25 continuamos a aprender a trabalhar com as ferramentas da Internet, neste caso foram todos os programas gratuitos que o Google disponibiliza.
O que fiz para aprender foi assistir a pequenos filmes que o formador passou na sala, tirados do seu blog http://formacaoefa.blogspot.com, em pesquisas no mesmo blog e em diálogo com o formador e os meus colegas de turma.
Aprendi que o Google tem várias ferramentas de trabalho e a trabalhar com as mesmas.
Criar documentos e guarda-los no Google Docs, que depois de guardados, funciona como uma “pen” e posso ter acesso aos mesmo em qualquer lado bastando estar munida com um pc, dá também a facilidade de os partilhar-mos com outras pessoas e também fazer trabalho colectivo trabalhando em rede. Não ocupa espaço no pc porque tudo se processo na conta virtual.
Instalei o programa Picasa, que também é da Google, e que permite organizar, editar e actualizar fotos, e aprendi a trabalhar com o mesmo.
• Retocar suas imagens
• Visualizar arquivos de imagem com o Visualizador de fotos do Picasa
• Criar e editar filmes
• Criação de filmes
• Utilizar o aplicativo de criação de filmes para combinar fotos, vídeos e músicas num filme e criar um arquivo Windows Media. Compartilhar o vídeo com os amigos, fazendo upload directamente para o YouTube, que ficou bastante engraçado.
Aprendi a trabalhar no Google AdSense que é um serviço de publicidade oferecido pelo Google. Os donos de websites podem inscrever-se no programa para efectuarem publicidade em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações.
Os anúncios são escolhidos de acordo com o conteúdo do site, a localização geográfica do utilizador entre outros factores, e acaba criando uma publicidade menos abusiva que a maioria dos banners e de acordo com o conteúdo da página, o que o tornou um método popular para oferecer anúncios.
Mané continua..
Resumo
ResponderEliminar“Google Docs – Picasa – Blog – Google AdSense”
Nesta UFCD e continuando com as tecnologias de informação, aprendi a utilizar mais uma ferra-menta do Google, o Google Docs, este permite-nos arquivar vasta informação / trabalhos realiza-dos e sem o risco de os perder, dá-nos também a possibilidade de partilhar esses documentos com outras pessoas e até mesmo trabalhar o mesmo documento em rede (trabalho colaborativo).
• Permite mobilidade ao trabalhar com documentos e informações;
• Permite o armazenamento dos documentos mais importantes na Internet;
• Está tudo disponível on-line, através da mesma conta utilizada pelos outros serviços Goo-gle (como o Gmail);
• Não necessita de instalação, porque tudo se processa na conta virtual. Os documentos e as informações não ocupa espaço no disco do computador nem necessita de pen;
• Todos os arquivos criados neste serviço podem ser compartilhados rapidamente, permitin-do a edição do mesmo documento por mais do que um utilizador.
Para testar esta aprendizagem, um colega de turma elaborou um Brainstorming, onde em rede partilhamos o mesmo, dando a nossa opinião em relação ao assunto.
De seguida aprendi a utilizar mais uma ferramenta do Google, o Picasa, que nos dá a possibilidade de:
• Poder preencher automaticamente os endereços de e-mail armazenados na nossa lista de contactos do Gmail;
• Redimensionar e compactar as nossas fotografias automaticamente, para que sejam enviadas com rapidez e sejam fáceis de abrir pelos amigos;
• Usando o Picasa e os Álbuns da web do Picasa juntos, podemos organizar, editar e actua-lizar as nossas fotos na web a partir do computador, executando etapas simples e rápidas. Organizar as fotos em pastas e álbuns e apagar as imperfeições usando ferramentas de edição eficientes do Picasa;
• Criar filmes - Combinar fotos, vídeos e músicas num filme, entre outros.
Aprendi como criar um Blog e a importância deste não só a nível pessoal mas também empresa-rial, principalmente os que têm muito conteúdo e são actualizados regularmente. Depois depende se o conteúdo é de qualidade ou não, para que o leitor volte a visitar o blog. Permitem interagir com os leitores, ter um feedback da parte dos leitores e/ou clientes, o que é muito importante para qualquer tipo de negócio. Para se manter um blog actualizado não é necessário estar no nosso computador, podemos fazê-lo em qualquer parte do mundo bastando uma ligação à Internet. Basta colocar o nosso nome de utilizador e a nossa senha no painel de controlo e já está, podemos actualizar o blog. É sem dúvida uma boa ferramenta para um negócio on-line, por isso um blog requer muito trabalho e principalmente bons conteúdos que sejam úteis ao nicho de mercado a que o blog pertence.
Sobre o Google AdSense aprendi que este tem como principal vantagem o facto de ser o único programa de afiliados que varre o conteúdo de um site e procura colocar sempre publicidade que tenha algo a ver com o conteúdo da página na qual foi inserido (ou seja, os anúncios são contextuais e mostram assuntos que são interessantes para os seus visitantes, aumentando as chances de sucesso). Os anúncios que representam melhor resultado são os de texto no formato 300×350 ou 200x200, este último permite-nos colocar texto e imagens, que inseridos num local de destaque no site e ficando bem visível aos visitantes, obtém bons resultados.
As cores no lay out do site são muito importantes também, deve-se tentar manter um equilíbrio de modo a fazer com que as pessoas vejam o mesmo, pois quando as cores são muito fortes, as pessoas vão focalizar-se mais nesse ponto.
É importante criar um conteúdo relevante, bem feito, interessante, de modo a transmitir confiança a quem o visita.
Clara Gomes
Docs, Picasa, Blog e AdSense
ResponderEliminarNesta UFCD aprendemos as seguintes ferramentas da Google, Docs, Picasa, Bloges e Adsense são ferramentas muito importantes para um MKT.
A Google Docs
O Docs é uma ferramenta da Google que podemos aceder em qualquer parte e em qualquer computador ligado á internet. Podemos importar os documentos, folhas de calcúlo e apresentação existentes ou criar novos de raiz. Basta que tenha-mos um web browser,todos os documentos, folhas de cálculo e apresentação são armazenadas on-line com segurança.
Podemos partilhar e alterar em tempo real, convidar pessoas para os seus documentos e efectuar alterações em conjunto e ao mesmo tempo. Podemos também utilizar esta ferramenta para guardar qualquer documento em segurança e podemos aceder em qualquer parte onde estejamos,é mais seguro do que uma pen e é gratuito.
Outra grande vantagem do Google Docs é a redução de custos para pequenas empresas que não mais precisarão gastar com licenças de software para fazer as tarefas simples de um editor de textos ou simplesmente para poder ter um editor de planilhas. Tudo isso é encontrado gratuitamente no Google Docs .
Picasa
O Picasa tem todas as ferramentas necessárias para organizar e compartilhar as imagens e fotos que nós temos no computados.Com este programa podemos transferir as imagens directamente da câmara para o interface simplificado do Picasa, organizar e encontrar fotos em segundos, editar, imprimir e compartilhar as imagens com facilidade e também se pode criar slideshows. Sempre que queremos abrimos o Picasa, e ele localiza automaticamente todas as imagens (inclusive aquelas que não nos lembrava mais) e classifica-as em álbuns visuais organizados por data com nomes de pastas facilmente reconhecidos. Arraste e solte imagens para organizar os álbuns e defina marcadores para criar novos grupos. O Picasa garante que as imagens estão sempre organizadas.
O Picasa também simplifica a edição avançada de imagens com botões de correcção e efei-tos poderosos aplicáveis com um clique. Além disso, com o Picasa é muito fácil compartilhar imagens – você pode enviá-las por e-mail, imprimir fotos em casa, criar CDs para presente e até publicar fotos no seu blog.
O AdSense
O AdSense é destinado às pessoas que possuem um site e querem ter a possibilidade de rentabilizá-lo exibindo os anúncios do Google. Cada vez que o visitante do site clica num desses anúncios, o proprietário do site ganha parte do valor que foi pago pelo anunciante.
O AdSense tem muito sucesso em blogs e sites que não possuem visitas suficientes para atrair grandes anunciantes, por conta própria. O Google faz essa intermediação e reparte parte do dinheiro como proprietário do site ou blog. Qualquer site que respeite os termos de uso do programa pode colocar o AdSense gratuitamente.
Tanto o AdWords como o AdSense ajudam a democratizar a publicidade na internet, trazem mais conteúdo relevante para os utilizadores e fortalecem ainda mais a famosa marca do Google.
Blogs
Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que queremos disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever no Blog, pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog tenha.
Um blog (ou weblog) é um registo publicado na Internet relativo a algum assunto e organizado cronologicamente (como um diário). Pode ainda permitir comentários dos leitores aos textos publicados. Tem como grande vantagem o facto de o autor do blog não necessitar de saber construir páginas para a Internet, ou trabalhar com código.
Cecília Fernandes
Continuação…
ResponderEliminarPermitem interagir com os leitores, a recepção de comentários são para mim bons pois permite obter um feedback da parte dos utilizadores.
Para termos um blog actualizado não é preciso estarmos no nosso computador, podemos fazê-lo em qualquer parte do mundo bastando uma ligação à Internet. Basta colocar o nosso nome de utilizador e a nossa senha no painel de controlo e já está, podemos actualizar o blog.
Essas são as principais razões porque, considero um blog a melhor ferramenta para um negócio online. Não quero dizer com isto que um blog é a melhor ferramenta para todos, um blog requer muito trabalho e principalmente bons conteúdos que sejam úteis ao nicho de mercado a que o blog pertence. Portanto, para se começar um blog direccionado a um nicho de mercado existem cuidados a ter na criação do blog.
Resumindo, passei a conhecer uma série de novas ferramentas que já existiam mas que eu desconhecia, tornando mais fácil realizar futuros trabalhos na internet e vou dar seguimento ao meu blog.
O que aprendi é totalmente aplicável para estabelecer uma estratégia de marketing pois facilita muito o trabalho, com as novas ferramentas.
Na minha vida profissional, já estou capaz para desenvolver uma estratégia online que vise a satisfação dos clientes e torna-los alvo prioritário, vou saber identificar quais as lacunas, que acontecem na prestação de um serviço online, que tem várias etapas desde o pedido da prestação até ao pôs resultado da prestação da compra/serviço.
Na minha vida vou poder aplicar estes conhecimentos, na compra de produtos/serviços online pois já tenho noção de como as lojas hoje virtuais funcionam hoje em dia.
Mané Rodrigues
Docs, Picasa, Blog e Adsense
ResponderEliminarNesta unidade de formação adquiri conhecimentos sobre outras funcionalidades e utilizações do computador possibilitadas pelo motor de busca Google.
Google Docs, é uma ferramenta do Google que permite Criar, editar e carregar rapidamente documentos, realizar trabalhos e apresentações, aceder e editar a partir de qualquer localização. Estes documentos são armazenados on-line com toda a segurança podendo ser partilhados por outras pessoas e sofrer alterações em simultâneo, todas estas possibilidades têm a vantagem de serem gratuitas.
Google Picasa, Partilha fotografias fácil e rapidamente. Com o Picasa podemos criar Álbuns Web, o Picasa possibilita a organização e edição de fotografias digitais, podemos ainda criar álbuns on-line e partilhar com outros utilizadores em qualquer parte do mundo.
Google Blogs, é mais uma funcionalidade da Google, a criação dum blog é um processo dinâmico relativamente asserível aos utilizadores.
Um Blog é uma forma do seu autor ou autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online, pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registar o desenvolvimento de um determinado processo vivencial, pode servir para fazer ouvir uma voz que não teria a possibilidade de se expressar por outro meio.
Google Adsense, é um dos programas mais utilizados para ganhar dinheiro na internet. O Adsense indexa automaticamente o conteúdo das páginas e exibe anúncios, podemos escolher anúncios gráficos e texto relevantes para o nosso público e para o conteúdo do seu site. Os anúncios são adaptados ao contexto da página e os cliques determinam o pagamento (pey per click).
Joaquim Celso da Silva Pinto Lopes