quarta-feira, 20 de maio de 2009

E-marketing - Comércio electrónico - Parte 3



Depois de visualizar esta sequência de vídeos, gostaria que criasse um documento de reflexão, que poderá integrar o seu Portefólio de aprendizagem. O documento reflexivo deverá ser feito atendendo aos seguintes pontos:
- Quais as actividades e os tópicos envolvidos?
- De que modo é que a tarefa o ajudou a aprender?
- O que aprendeu com esta tarefa?
- ...
Depois de elaborado, deverá utilizar a àrea de comentários deste post e enviar o seu trabalho.
Bom trabalho!!!

13 comentários:

  1. Após a visualização da sequência de vídeos proposta pelo formador, pude verificar que a Internet é cada vez mais usada como ferramenta para vendas, que visa a satisfação e comodidade do consumidor.
    As empresas têm vindo a apostar na Internet, tentando fazer dela um shopping virtual, apostando na facilidade de acesso ao produto, comodidade, economia, rapidez e segurança.
    Qualquer empresa pode vender pela Internet, desde que já exista no mercado real, o seu maior desafio é fazer com que o cliente experimente o produto uma vez que o mesmo não é palpável aquando a sua visualização.
    A empresa terá de despertar no cliente aquilo que se chama de processo AIDA, ou seja, atenção, interesse, desejo e acção, para que o cliente compre e se fidelize à empresa.
    Uma boa estratégia para divulgação de um site é o desenvolvimento de parcerias, por exemplo com outros sites para que obtenham visualizações e consequentemente acções.
    Existem alguns cuidados que devemos ter ao criar um site, sendo que destaco os que entendo como mais importantes, ou seja, para criar um site deve existir uma ligação do produto com o nome da página da Internet, para não confundir o consumidor em relação ao produto que pretende, a página deve ter uma apresentação, bem elaborada, chamativa de modo a cativar o cliente e “prendê-lo” à nossa página.
    Com esta actividade pude concluir que para trabalhar na Internet é preciso ter uma boa página, umas boas infra estruturas até chegarmos ao cliente, a entrega do produto deve ser feita de forma rápida e segura, devemos ter estratégias de divulgação eficazes no sentido de rentabilizar o nosso investimento.
    Posso afirmar que o que o cliente pretende ao aceder a uma empresa virtualmente é que o processo seja rápido, fácil, prático, económico e seguro.



    Sílvia Machado

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  2. O que fiz para aprender foi baseada em pequenos filmes que o formador passou na sala em vídeo tirados do seu blog formacaoefa.blogspot.com, em pesquisas no mesmo blog e em diálogo com o formador e os meus colegas de turma.

    No qual aprendi algumas técnicas que devem ser usadas no comercio electrónico, tais como:
     Encontrar e colocar uma boa palavra-passe, para que sempre alguém procure algo introduza a palavra-chave e vá direccionado para o seu site,
     O site acima de tudo tem que ser bem estruturado, ou seja o “Copy” ao elabora-lo tem que fazer passar uma boa imagem da firma e dos produtos pois ele vai ser visto como de uma montra de loja se trata-se.
     Página chamativa, apelativa, com criatividade e em constante remodelação que provoque o interesse e o desejo do cliente.
     A velocidade de entrega e a segurança são fundamentais no comércio electrónico.
     Não é preciso ter tecnologia de ponta para criar uma loja virtual, bastando para tal criar uma firma.
     Todo o tipo de empresa pode ter comércio electrónico.
     As compras online são cómodas para o cliente, mas uma das barreiras é a forma de pagamento, que agora já está a ficar mais simplificada com o MBnet, Paypall, pagamento a cobrança, transferência bancária.
     Não há barreiras regionais.
     Funcionamento 24 hrs por dia 7 dias por semana.
     Tendo loja fixa ou empresa, deve mencionar no cartão-de-visita da mesma o site da sua loja virtual.
     Para fidelizar o cliente depois da sua primeira visita tem que ter sempre um atendimento personalizado com o mesmo.
     Tem que ter interactividade com o cliente e uma zona na sua home page que de para o cliente tirar duvidas.
     Deve ter no site uma zona de “review” onde os clientes satisfeitos ou não coloquem lá as suas opiniões.

    Resumindo, passou a ser possível de forma rápida e económica dirigir uma campanha a consumidores localizados num país distante, ou na vizinhança mais próxima, e em vários idiomas.
    A Rede de Conteúdos é formada por todos os sites que fazem uso da plataforma de Publicidade Contextual do Google, Yahoo, Sapo, etc.
    O Google continua na vanguarda, com actualizações que tentam assegurar um bom serviço para os anunciantes, e bons resultados para os utilizadores Google.
    Aponta a utilização das tecnologias neste caso a internet para informação e comunicação no fornecimento de valor aos consumidores e gestão das relações com os clientes, de forma a beneficiar a organização e os seus públicos alvo.
    Fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas.


    Na minha vida profissional, já estou capaz para desenvolver uma estratégia online que vise a satisfação dos clientes e torna-los alvo prioritário, vou saber identificar quais as lacunas, que acontecem na prestação de um serviço online, que tem várias etapas desde o pedido da prestação até ao pôs resultado da prestação da compra/serviço.

    Na minha vida vou poder aplicar estes conhecimentos, na compra de produtos/serviços online pois já tenho noção de como as lojas hoje virtuais funcionam hoje em dia

    Mané Rodrigues

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  3. Estes pequenos vídeos mostraram-nos essencialmente as vantagens do comércio electrónico e o poder que este assumiu para as empresas.
    Assim sendo, verifica-se que cada vez mais são as empresas que estão a adoptar este tipo de “meio” para não só divulgar a sua empresa, criando para isso um site onde o página inicial seja atractiva de forma a convidar o consumidor a continuar a navegar e até quem sabe fazer com que ele fiquei interessado e nos dê os seus dados para obter mais informações e posteriormente consumir os nossos produtos/serviços.
    Não podemos esquecer, que a parte do pagamento vai ser fulcral, pois acima de qualquer coisa o consumidor tem de se sentir seguro ao efectuar uma compra através do nosso site, aliado a isto tem também de estar a rapidez da entrega.
    O mais difícil, se calhar, neste tipo de comércio será talvez a captação da atenção do cliente ou levá-lo a abrir a nossa página, para isso, será talvez uma mais valia criarmos parcerias com páginas que se adequem ao nosso tipo de público conseguindo assim com certeza com mais facilidade que os utilizadores cliquem no nosso link, e depois de conseguirmos isso o resto do trabalho terá de ser nosso, temos de conseguir que surja o feito AIDA no consumidor.
    Outras das vantagens deste “meio” é o facto de que os custos são mais reduzidos em termos de comunicação e divulgação da empresa, e também não tem barreiras geográficas, o que nos permite chegar até ao estrangeiro caso assim a empresa o deseje, importa ainda referir que podem ainda estar sempre a par das novas promoções e ofertas que a empresa vai fazendo com bastante mais facilidade, sem ter a empresa que se preocupar em criar panfletos para enviar a todos os seus clientes, e ainda consegue que outros potenciais clientes saibam das suas promoções.
    Em suma, este é sem dúvida o tipo de marketing do futuro, e na minha opinião aquela empresa que não aderir a este tipo meio para divulgar a sua empresa e divulgar os seus produtos vai com certeza perder os seus clientes para a concorrência.

    Raquel Braga

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  4. A Internet e os benefícios para o comércio electrónico, tendo em conta que se trata de um negócio em crescimento constante, só entre os anos de 2004 e 2005 tiveram um crescimento de 30% no Brasil.
    Todas as empresas deveriam trabalhar com esta ferramenta a Internet, nem que fosse um pequeno site de divulgação, pois trata-se de um mercado ilimitado, de baixo custo, com preços muito mais apetecíveis, para o cliente, pois elimina muitas das desvantagens do comércio tradicional com balcões etc.
    Para mim o futuro e comércio electrónico pois o cliente pode encontrar uma enorme variedade de produtos e comparar desde uma agulha a um avião, e tem uma capacidade competitiva em relação ao tradicional como acima já referi o preço mas também a distribuição essas são as grandes vantagens do comércio electrónico.
    Para que isto se torne ainda mais real temos de desmistificar alguns dos problemas que as pessoas ainda vêm no comércio electrónico como a falta de confiança “segurança” pela parte dos e-consumidores, mas aos poucos e com novos meios de pagamento e inovações que têm sido inseridas no comércio electrónico isso vai acabar por se tornar realidade nem curto espaço de tempo.
    Não estou a ser optimista mas penso que se trata de uma realidade pois em apenas 10 anos a Internet teve um crescimento enormíssimo.
    Não nos podemos comparar com o Brasil pois somos um mercado com muito menos dimensão mas, já temos exemplos de sucesso que o comercio electrónico como por exemplo estes sites: e-constroi, miau entre muitos outros. Mas estes são site que já foram consultados aqui na turma e com sucesso em Portugal.
    Marco Almeida

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  5. Resumo dos clips visualizados no blog formação EFA
    Qualquer tipo de empresa pode comercializar produtos na Internet.
    Não é preciso tecnologia extrema para utilizar a Internet, basta ter um computador com ligação a Internet.
    O comércio electrónico é importante para facilitar a conclusão de novos negócios, alcançar clientes e divulgar o nosso produto ou serviço através de um site bem constituído, fácil em manutenção para o cliente mas chamativo e apelativo. A interacção com o cliente torna-se cada vez mais importante, pois cativa o cliente e normalmente o cliente adere a um serviço ou a uma compra.
    É igualmente importante oferecer algo junto ou produto ou serviço sem acrescentar o preço, assim o cliente sente-se mimado.
    O investimento em publicidade é indispensável e isso faz-se ver no retorno do investimento.
    A página inicial de uma empresa na Internet funciona como uma vitrina de uma loja.
    A velocidade de entrega e a segurança na navegação na Internet assim como no caso de compra, a segurança de pagamento são fundamentais para uma compra online.
    Cada vez mais pessoas no mundo efectuam compras através da Internet, isto significa que o E – Marketing é uma excelente oportunidade.
    A personalização (one to one) e a diferenciação torna-se cada vez mais importante, pois os clientes/consumidores cada vez são mais exigentes derivado a vasta oferta no mercado seja on ou offline.
    Fidelizar um cliente passa também fazer algo para ele.
    A barreira do marketing comercial é a primeira compra, depois começa a evoluir, através do marketing viral e com a satisfação do cliente, pois temos de ser rápidos no atendimento, na entrega e garantir a segurança ao cliente.

    Manuela Sousa

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  6. O Comércio Electrónico

    Após a visualização de três vídeos onde os temas abordados foram relacionados com o Comércio Electrónico.
    Cada vez mais as empresas recorrem a Internet para divulgar e vender o seu produto ou serviço. As lojas Online foram criadas para todo o tipo de clientes de alta e baixo nível social e ecomonico.Com este tipo de comércio electrónico disponibiliza-mos tempo, dinheiro e sem necessidade de um espaço físico (loja).
    O comércio electrónico é importante para a facilidade de novos negócios em todo mundo, conhecer novos clientes e divulgar o nosso produto ou serviço através de um site muito bem criativo e fácil manutenção para o cliente.

    Cada vez mais as pessoas efectuam compras através da Internet, isto significa que o E – Marketing é uma excelente oportunidade.
    A personalização (one to one) e a diferenciação torna-se cada vez mais importante, pois os clientes/consumidores são cada vez mais exigentes, derivado à vasta oferta no mercado seja on ou off-line.
    A melhor maneira de fidelizar um cliente passa por fazer especificamente para ele o que gosta e como quer as peças.
    A barreira do marketing comercial é a primeira compra, depois começa a evoluir, através do Marketing Viral e com a satisfação do cliente, pois temos de ser rápidos no atendimento e na entrega.
    E importante investir na publicidade na Internet e nos media.
    Pudesse fazer a encomenda a qualquer hora do dia e sete vezes por semana.
    A ligação do produto como site e importante o nome ou logótipo porque assim a empresa será conhecida.
    A empresa tem que ter um nome bem forte para se identificar os serviços ou produtos.

    Cecília Fernandes

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  7. Após a visualização de quatro vídeos referentes ao comércio electrónico, pude constatar que este conceito é muito importante para a economia no futuro.
    O primeiro vídeo retrata a venda de vários produtos no Shopping Virtual. As empresas presentes neste shopping podem divulgar as suas promoções sendo o site gerido pela empresa que o criou. O shopping virtual é composto por empresas com lojas físicas, permitindo-lhes a presença no mundo global de forma a potenciar os seus negócios.
    Quando criamos uma loja virtual não podemos criar dúvidas no consumidor, por isso temos que transmitir que a Internet é um meio seguro, rápido, fácil e muito ágil.
    No segundo vídeo vimos como é gerido o potencial comércio electrónico. Qualquer empresa pode vender os seus produtos sem recorrer a grandes meios de equipamentos. Com o objectivo de ultrapassar a barreira da primeira compra é primordial oferecer algo em troca ao cliente de forma a fidelizá-lo.
    A empresa tem que despertar o interesse do cliente, para tal deve elaborar uma página atractiva e com a informação adequada. A página é a montra da loja.
    No terceiro vídeo constatei um exemplo de uma empresa de fabrico de camisas, onde o produto é personalizado e diferenciado para cada cliente.
    Este empresário paga à Google por cliques para que o site dele passe para as primeiras páginas, considerando o maior número de palavras-chaves de forma a obter mais visualizações.
    Os clientes têm muitas dúvidas quanto à forma e segurança dos pagamentos. Para isso temos que transmitir segurança ao cliente e confiança para que ele não se sinta enganado. Existem vários meios de pagamento para as suas compras tais como os cartões de crédito, as transferências bancárias, entre outras.
    O último vídeo apresenta-nos a Internet como uma ferramenta fundamental no Mundo dos negócios.
    O cliente que compra através da Internet (comércio electrónico) quer que a entrega da sua encomenda seja rápida, eficaz, flexível e económica. A protecção dos dados do cliente deve estar garantida.
    Em conclusão, verifico que este conceito é vantajoso para o consumidor e empresários. A distância física não existe pois estamos a um clique de qualquer produto, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano. Temos, ainda a garantia de redução de custos, nomeadamente pela diminuição de pessoal e intermediários, e obtendo compras cómodas a partir da casa de cada um.



    Rosa Maria Ferreira (Romy)

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  8. Rosa Maria Ferreira da Cunha

    Comércio electrónico
    (vídeos, comentário reflexivo)
    A Internet pode, actualmente, ser vista como ferramenta fundamental no mundo dos negó-cios e de que forma esta pode ser aproveitada para criar uma empresa ou rentabilizar a exis-tente, este foi o principal objectivo pelo qual visualizamos os vídeos propostos pelo formador Hugo Rodrigues.
    Os pontos e ou ideias fundamentais foram:
    1. A Internet é uma ferramenta fundamental no mundo dos negócios;
    2. Tem mais vantagens do que riscos;
    3. Basta estar-se colectado para montar uma loja virtual;
    4. A procura é maior do que o que a maioria das pessoas pensa;
    5. A venda por Internet pode funcionar como espaço de venda único ou funcionar como complemento à loja tradicional;
    6. Tendo em conta que o alojamento do site fica num servidor, as tecnologias necessá-rias são, simplesmente, as básicas;
    7. O produtor pode ser o vendedor, ou seja, evita intermediários;
    8. Poupam-se recursos físicos e humanos o que se vem a reflectir no preço final;
    9. A Internet é uma forma fácil, rápida e económica de vender os produtos;
    10. Não tem barreiras geográficas, funciona 24 horas por dia e todos os dias do ano…
    Os cuidados a ter em conta na implementação de um site de vendas e o tratamento a dar ao e-consumidor são:
    1. O nome da empresa deve estar associada ao tipo de produto;
    2. A página inicial deve ser trabalhada para ser vista, como uma montra real, deve: obter atenção, conquistar interesse, despertar desejo e induzir à acção;
    3. Os aspectos da logística - compras, armazenagem, distribuição e cobrança – devem merecer especial atenção, uma vez que são esses os aspectos que darão credibilida-de ao site;
    4. A optimização do site tem de ser constante, quer seja através de Links patrocinados, ou da renegociação da palavra-chave;
    5. Deve ser dado ao cliente aquilo que ele quer/procura: rapidez, facilidade, praticidade e economia;
    6. O cliente deve ser, ininterruptamente, mimado e ter um atendimento o mais personali-zado possível…
    Resumindo:
    Através da visualização dos vídeos aprendi que qualquer empresa pode vender via Internet sem ter que, necessariamente, fazer grandes investimentos em tecnologia de ponta. Que o comércio electrónico facilita e proporciona novas oportunidades de negócio. Que a montra, página inicial, deve ser chamativa e constantemente renovada tendo em conta a mnemó-nica AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Acção). Que a velocidade da entrega e o factor segurança são fundamentais na venda via Internet. E, como é óbvio, para se operar via internet é necessário ter uma empresa constituída.
    Estes foram alguns aspectos, cuidados e conselhos que pude interiorizar e que devem estar presentes a quando da implementação de um site de vendas na Internet. E agora sim para terminar, fiquei a saber que, e apenas com base nos vídeos projectados, fazer da Inter-net um espaço de promoção e vendas, tem inúmeras vantagens.

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  9. Comércio Electrónico


    Actualmente o comércio electrónico tendo como plataforma a Internet generaliza-se, sendo mais um meio de venda dos mais variados produtos ou prestação de serviços.
    O potencial de crescimento deste tipo de comércio é grande, pois à medida que se superam receios quanto à segurança deste meio electrónico de comércio, e também o uso do computador se tornar acessível a cada vez mais pessoas, é inevitável o interesse das empresas pelo comércio na Web.
    As vantagens do comércio electrónico são a de proporcionar o alargamento do mercado a nível mundial sem limite de fronteiras no espaço ou no tempo.
    Através da internet uma ideia de negócio se for bem estruturada e planeada pode com a ajuda dos meios de Marketing transformar-se num sucesso empresarial.
    Apesar da amplitude deste tipo de comércio ser vasta, as novas características do mercado levam o marketing a adoptar estratégias mais diferenciadoras, por forma oferecer produtos ou serviços o mais personalizados possível.
    Para dar a conhecer os produtos ou serviços, transaccionados pela Internet é fundamental uma boa comunicação, através da criação de um Site atractivo, ou Links bem posicionados e contextualizado no site, para assim despertar a curiosidade levando o potencial cliente a clicar.
    Num projecto publicitário o aspecto fundamental é definir o seu público-alvo. Uma das razões para os elevados, custos da publicidade nos suportes tradicionais como a televisão é o seu carácter massificado e aparentemente pretender abarcar vários públicos alvos, tornando baixos os índices de retorno do investimento, visto ser uma publicidade indiferenciada onde o publico não sente a personalização da mensagem.
    O Marketing orientado para o comércio electrónico vem dar resposta à crescente sofisticação dos clientes e passa pela sua autorização da acção publicitária. A empresa para este tipo de publicidade tem todo o interesse em conhecer os produtos ou serviços em que o cliente poderá estar interessado, deste modo a empresa publicita o seu produto prestando ao cliente uma informação útil com alto potencial para a realização de negócio, com o Marketing de permissão a publicidade pode ser objectivamente direccionada permitindo uma melhor segmentação do mercado.
    Este conceito de Marketing e mensagens publicitárias só é viável a partir do surgimento da Internet, sendo a interactividade entre empresa e cliente um aspecto fundamental para um bom conhecimento do perfil do consumidor e assim tornar a mensagem publicitária bem direccionada e personalizada.
    A técnica mais usada para alargar e sustentar um vasto número de clientes na base de dados da empresa passa pelo que se convencionou chamar-se Marketing Viral, e consiste no aumento do número de clientes através da disseminação da mensagem publicitária numa cadeia de amigos ou pessoas conhecidas, no sistema de “passa palavra,” esta forma credibiliza, despertando a curiosidade e o interesse pelos produtos ou serviços e desta forma quebrar a resistência em dar a permissão de disponibilizar o contacto para o envio de publicidade.
    As estratégias de Marketing de permissão depende muito da criatividade e empenho de todos quantos tenham a missão estratégica comercial da empresa, e muito mais que os meios tecnológicos pressupõe uma atitude orientada para o conhecimento do cliente de forma pró-activa, interactiva e dinâmica, fidelizando-o de forma quase indelével.

    Joaquim Celso da Silva Pinto Lopes

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  10. O assunto que é referido na vídeo reportagem é o comércio electrónico, ou seja, como é que o comerciante ou o fabricante pode vender os seus produtos/serviços através da internet. Os diversos intervenientes procuraram explicar que esta forma de comércio será no futuro próximo, devido à utilização cada vez mais massiva da internet, a maneira mais cómoda, rápida, prática, económica e segura de efectuar compras ou transacções comerciais. Depois explicam-nos como é que podemos então avançar para o processo de criação da loja virtual, explicando todos os passos a seguir.
    Então temos que a internet funciona como uma ferramenta para a exposição dos nossos produtos e/ou serviços através de uma loja virtual. Utilizando as tecnologias eficazmente, podemos criar a nossa própria loja virtual através da criação de um site próprio, de qualquer tipo de produtos/serviços, bastando para isso criar a empresa juridicamente.
    Neste particular aprendi que a criatividade e o empenho de todos aqueles que fazem parte da estratégia comercial da empresa/organização, para que de facto isto funcione.
    Aprendi que o site deve ser dinamizado, tal qual como uma montra de loja, deve permitir que o anunciante possa mudar de cores, texto e imagens com muita facilidade, para atrair os visitantes, e deve no seu conteúdo focar a qualidade de atendimento, segurança, logística, facilidade de utilização e navegação, facilidade em fazer negócios, qualidade do produto/serviço, para que o visitante tenha todo o conforto, apoio e directrizes e continue a sua visita, senão for até à compra, que se registe pelo menos. Devemos acrescentar sempre mais valor ao nosso produto/serviço.
    Nesta questão da compra, que é aquela que suscita mais dúvidas às pessoas, temos que passar para elas a mensagem de que o comércio electrónico é uma maneira segura de fazer compras. Através da interactividade com os utilizadores em que eles podem através de chats, reviews ou apoio telefónico, colocar as suas dúvidas ou questões, para sentirem segurança e confiança no site, sendo também necessário e importantíssimo a criação de canais seguros de pagamento. Penso que deve caber ao servidor do site ou detentor da plataforma de comércio electrónico a responsabilidade por este serviço.
    Para terminar, dizer que o comércio electrónico também precisa de ser publicitado em outros suportes de comunicação quer tradicionais, quer na internet, e também pode ser um complemento ao negócio tradicional.
    António Pastor

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  11. AUTO-AVALIAÇÃO

    O QUE APRENDI: Com estes clips que eu vi, que e se relacionam com o comércio virtual aprendi que o comércio virtual não é tão complicado quanto eu pensava.
    1º Aspecto, qualquer empresa pode aderir ao comércio electrónico independentemente da sua dimensão ou lugar.
    2º Todas, as empresas que criam uma página Web beneficiam todas das mesmas vantagens.
     Capacidade de atingir um mercado à escala global (sem grandes custos).
     Permite aos fornecedores estar mais perto dos clientes (traduzindo-se em ganhos de produtividade e competitividade)
     Aberto 24 horas (permite a consulta á loja virtual a tempo inteiro).
     Capacidade da informação estar sempre actualizada.
     Comodidade nas compras (pode-se comprar a partir de casa).
     Capacidade de fidelização maior, através de links.

    Desvantagens no comercio electrónico:
     Forte dependência das tecnologias de informação e de comunicação (TIC)
     Insuficiência de legislação que regula adequadamente as normas das actividades do C.E. quer nacional quer internacional.
     Cultura de mercado avessa as formas electrónicas de comércio (os clientes não podem tocar no produto ou experimentá-lo)
     Perda de privacidade dos utilizadores, perda de identidade cultural e económica das regiões e países.
     Insegurança nas transacções comerciais (pagamentos).
    Portanto o que se ouviu nos clips foi praticamente a criação e de um C.E. e as suas vantagens e desvantagens do comércio electrónico.


    Falou-se também da ideia de chamar a atenção para que os clientes localizem a pagina Web, e como faze-lo.
    Através de publicidade em outros sites e usando a palavra-chave a que dá acesso a nossa pagina Web.
    Questionou-se várias hipóteses sobre a utilização do comércio electrónico como espelho da empresa e a resposta fui que a pagina Web é a montra da empresa, para tal tem que estar muito bem estruturada para poder dar resposta aos possíveis negócios que possam vir a concretizar.
    Um dos desafios do comércio virtual é que tem que alguém da empresa estar dentro do funcionamento das tecnologias electrónicas para poder responder adequadamente aos pedidos dos clientes.
    Sendo o comercio electrónico uma ferramenta de venda, é de esperar que as empresas com visualidade de futuro, apostem neste meio de venda e divulgação.

    Conclusão dos comentários:
    Comércio electrónico como meio de venda, promoção e divulgação.
    O comentário diz que todas as pessoas ou empresas podem ter o comércio electrónico sem qualquer tipo de problemas de maior, (é maneira de incentivar todos os interessados a aderir ao comercio electrónico).
    Debateu-se as particularidades do C.E. em pormenor explicativo, como se faz, o que fazer para aderir, como estruturar a página Web, como apelar à nossa página, como divulga-la, como encontra-la através dos motores de busca, como se chega à nossa página através de outras páginas (links publicitários, palavras chaves) e muitas outras coisa relacionadas com o C.E.
    O QUE É O COMÉRCIO ELECTRONICO?
    É todo o tipo de transacção comercial feita através de um meio electrónico.
    É tudo que se vende através da internet.
    Qualquer forma de transacção de negócio na qual as partes interage electronicamente, ao invés de compras físicas ou contacto físico directo.
    Tipos de negócio electrónico: (B2B) (B2C) (B2A) (C2A)
    José A.M. Fernandes

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  12. Após a visualização dos vídeos relativos ao e-marketing e à criação de negócios online, considero que apesar de bastante compreensível, didáctico e informativo, este deixou no ar algumas questões importantes para quem perspectiva um investimento nesta área.
    No que respeita ao esclarecimento dos possíveis investidores nesta área comercial creio que transmitiu a real ideia das possibilidades que o e-mercado pode proporcionar em termos financeiros e de crescimento da empresa física e online.
    Neste sentido, pareceu-me claro que este é um mundo de oportunidades que se estão a abrir para as empresas, nomeadamente as de pequena dimensão, que têm na Web uma óptima ferramenta comercial que lhe poderá não só escoar a produção e acima de tudo pode lhes proporcionar um vasto mercado de consumidores e com uma enorme área geográfica de acçao.
    Com a visualização do filme podemos verificar que apesar de ser relativamente fácil a abertura deste tipo de lojas, não chega só instalar o nosso site na Web e ter sucesso nas vendas e no tráfego, pois é muito importante a utilização da publicidade como ferramenta de divulgação online. Este factor deverá ser uma das nossas principais e constantes preocupações, pois vai o sucesso vai em grande parte depender da viabilidade das estratégias e das acções de divulgação nelas incluídas. Esta estratégia poderá ser apoiada através da aposta em meios publicitários tais como os banners, links patrocinados e optimização em motores de busca e até nos canais publicitários tradicionais.
    No que diz respeito ao site visto como uma loja comercial, existem variados aspectos que nos devemos centrar para captarmos a confiança e atenção do consumidor, nomeadamente a aplicação do modelo AIDA, ou seja, o nosso site deverá ser encarado como a transposição da loja física para o universo da internet, tentando utilizar ferramentas que nos permitam despertar a atenção do cliente, despertar o interesse, criar o desejo e finalmente levar à acção. Este processo poderá ser bem sucedido se tivermos imaginação e criatividade para criarmos algo que seja atractivo do ponto de vista estético e funcional (design, velocidade de navegação no site e entrega do produto, facilidade no processo de compra, modo de pagamento etc.), transmissor de confiança. Quando nos referimos à confiança do e-consumidor temos claramente de referir a segurança, que vai desde o modo de pagamento, a confiança dos dados fornecidos e do processo de pagamento e nas trocas de produtos. Este é talvez o maior obstáculo que se impõe nas compras online, assim sendo, devemos investir neste aspecto sempre com a ideia que se trata de dinheiro bem investido e com retorno, tanto ao nível financeiro como de satisfação de cliente e na sua fidelização.
    É neste contexto que se baseia a minha questão inicial, pois pensemos da seguinte forma, será tão fácil para uma pequena e média empresa combater com os gigantes mundiais das compras e serviços online, nomeadamente no que respeita à grande batalha de marketing por detrás do posicionamento do site nos motores de busca?
    Esta é uma questão pertinente que me cria dúvidas quanto ao “baixo” investimento financeiro e humano necessário para o sucesso.
    Pessoalmente considero que este investimento acaba por ser mais seguro e acima de tudo menos dispendioso do que no caso do mercado tradicional, apesar disso não se apresenta como uma tarefa realizável a partir de um conhecimento vago da realidade do mercado online.
    Neste sentido, interessa referir que para além de um conceito interessante é extremamente necessário um real conhecimento de todas as características que rodeiam este mercado, pois o facto de termos um site alojado na web não significa necessariamente sucesso e lucro comercial devido sobretudo ao elevado número de sites existentes sobre as mais diversas áreas de negócio. Assim sendo, é extremamente necessário um investimento no conhecimento do mercado e das estratégias, que permitiram a determinada empresa ganhar visibilidade no seio deste universo através de planos de e-marketing bem definidos.

    jose Luis

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  13. E-Commerce
    Para a realização desta reflexão visualizei três vídeos relacionados com o e-commerce.
    Estes vídeos demonstraram-me uma visão estratégica sobre a melhor forma de implementar uma plataforma de e-commerce na Internet.
    Os vídeos visualizados a partir do Youtube, apresentaram-me casos práticos de sucesso de duas empresas brasileiras que implementaram plataformas de comércio electrónico na Internet. Nesta visualização pude observar a forma como estas empresas criaram e adaptaram o seu negócio a este mercado em constante crescimento desde 1999.
    Sobre a empresa que fabricava camisas, uma das frases que mais interiorizei, foi aquela em que o seu gestor disse que “fidelizar um cliente é fazer algo para ele”, esta frase resume a política comercial desta empresa que tinha entre as suas paarticularidades, o facto de efectuar camisas personalizadas para os seus clientes. No site desta empresa é possível ao cliente montar a seu gosto a sua própria camisa, com as cores, padrões, tecidos, que desejar, até mesmo a curiosidade de incluir o seu próprio nome na camisa é possível!
    A empresa que tem como ramo de negócio o sector das flores, foi pioneira no negócio do comércio electrónico no Brasil e desde então tem tido resultados muito apreciáveis e assinaláveis.
    A particularidade que me dei conta nesta empresa, foi o facto de ser possível fazer uma assinatura semanal, mensal, trimestral, enfim uma assinatura assim como o cliente desejar e entender.
    Esta assinatura é semelhante a uma assinatura de um jornal ou revista, ou seja, possibilita ao cliente receber as flores no seu domicílio/empresa, consoante a assinatura que subscreveu. Esta inovação possibilita às pessoas, principalmente às empresas decorar as mesmas sem a preocupação de estar sempre a encomendar as flores desejadas.
    No programa televisivo propriamente dito pude assimilar os conselhos, dicas e as informações que foram dadas pelos seus interlocutores relativamente à implementação de uma plataforma tecnológica de comércio electrónico.
    Assimilei que todos os produtos são vendáveis na Internet, e que existem duas maneiras de os expor na Internet, que podem ser a partir da criação do próprio site da empresa ou numa plataforma já existente de comércio electrónico.
    O principal desafio com que se depara este tipo de negócio é fazer com que o cliente efectue a primeira compra, a parti daí cabe à empresa fidelizar o cliente, e para isso tem que obedecer a determinados parâmetros, como sejam, a facilidade e rapidez de processo de compra, a segurança da transacção financeira, a possibilidade de troca do produto, entre outras, estes vectores são muito importantes para a fidelização do cliente, por exemplo, um pedido de troca do produto por parte do cliente deve ser vista pela empresa de comércio electrónico como uma oportunidade de fidelizar o cliente, não lhe colocando entraves, muito pelo contrário, facilitando todo o processo e principalmente ser rápido na resposta.
    Um site de e-commerce deve despertar o Atenção, Interesse, Desejo, Acção (AIDA) do cliente.
    Como publicitar o site na Internet?
    Em primeiro lugar o URL do site deve estar relacionado com os produtos vendidos no mesmo.
    Os media tradicionais devem ser usados para publicitar o site. Ex. Folhetos, flyers, anúncios na rádio, TV, entre muitos outros.
    Criar links patrocinados nos motores de busca (Google, Yahoo, etc…)
    Dinamização do site, metatags, palavras relacionadas para optimizar a procura nos motores de busca.
    O site deve conter toda a informação relativa aos produtos, o processo de compra deve ser o mais simples possível, os prazos de entrega devem ser curtos pela simples razão do cliente que efectua a compra a queira receber o mais rápido possível, que em muitos casos é no dia a seguir, as formas de pagamento devem ser seguras (Paypal, MBnet, cartões de credito)

    Nuno Mota

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